top of page
Origem Queijo Canastra.jpg

Queijo Canastra

O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do ciclo do ouro, mas com particularidades típicas do Terroir (uma palavra francesa que designa 'uma extensão de terra cultivada' ou o conjunto das terras exploradas por uma comunidade rural). O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra conferem um sabor único — forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008, o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Produção

Para produzir um queijo do tamanho tradicional, com peso de cerca de 1 kg e 300 g, são utilizados aproximadamente dez litros de leite. O leite é colocado em um tanque onde recebe o coalho e o pingo, uma espécie de fermento líquido extraído da produção do dia anterior. A massa é compactada manualmente, recebe o sal grosso e fica a escorrer o soro por 24 horas.

cheese-farm-with-lab.jpg
paredao-da-serra-da-canastra-640x480.jpg

Origem controlada

O queijo canastra é um produto de origem controlada, podendo ser produzido apenas na região da Serra da Canastra. O queijo canastra recebeu o selo de indicação geográfica em 2012, atribuído pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Até meados de 2013 o queijo Canastra era consumido unicamente no estado de Minas Gerais, sendo proibida a sua distribuição para outras unidades da federação. Somente a partir da segunda metade de 2013 é que obteve autorização para ser distribuído para todo Brasil.

bottom of page